Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Diferença entre TEF e POS

tef-capa
Tópicos da Página

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo?

Por isso, um dos meios mais utilizados para disponibilizar a compra por cartões é o POS, a maquininha de cartão. Mas você sabia que existe também o TEF, um sistema responsável por realizar a integração entre vendas que utilizam cartão e o sistema de ponto de venda?

Neste artigo, iremos explicar o que são ambos e quais suas diferenças. Boa leitura!

Conhecendo o TEF

O TEF ou Transferência Eletrônica de Fundos, funciona também com uma maquininha como o POS, porém, essa máquina é fixada ao caixa e com conexão direta a um computador.

No momento que se faz uma venda com o TEF, o caixa faz o cadastro dos produtos no sistema de ponto de venda e no momento do pagamento o sistema revela o valor a pagar, onde então o cliente coloca o seu cartão na máquina e digita sua senha para finalizar a transação.

Sendo recomendada para varejistas ou locais com maiores transações, esse sistema permite a seleção de diversas bandeiras de cartões para trabalho, diferente do POS que nesse quesito é mais limitado.

A partir das adquirentes que serão contratadas, você consegue pelo TEF fazer o registro das taxas de qualquer bandeira, necessitando de apenas uma máquina para a aceitação de vários cartões e assim economizando nas taxas.

Um fator interessante é que o sistema do TEF retira de forma automática do estoque a quantidade dos objetos comprados pelos consumidores, além de incluir os valores no controle financeiro do negócio, facilitando e muito o monitoramento.

Conhecendo o POS

O POS, sigla para “Point of Sale” em inglês e “Ponto de Venda” em português, são as clássicas máquinas portáteis de cartão.

Elas são recomendadas para estabelecimento menores exatamente pelo seu fator portátil, que garante maior facilidade no transporte e também apresenta um preço mais acessível para aluguel ou compra.

Para quem trabalha com delivery, isso é um ótimo atrativo, podendo levar até a casa do cliente um meio mais acessível para pagamento.

A máquina precisa ter conexão com a internet, e após isso o cliente insere o cartão e digita a sua senha para completar a transação, imprimindo um comprovante logo após.

Porém, um dos seus problemas está na necessidade de adquirir diversas máquinas, já que cada uma delas possui um fornecedor diferente (adquirente) e taxas diferentes, não possuindo também uma automação de registro de vendas, o que precisa ser feito de forma manual.

Qual escolher?

Ao decidir entre o TEF e POS, é preciso verificar quais necessidades você possui em seu estabelecimento. Caso o seu foco seja nas entregas ou seu estabelecimento, seja menor e também tenha essa modalidade, talvez o POS ofereça mais benefícios.

Se o seu faturamento é alto, necessitando de um melhor controle de estoque e também de entrada de crédito, o TEF com seu sistema de automação pode ser uma alternativa bem mais interessante.

De qualquer forma, é importante que você tenha um sistema de gestão para varejo, conheça o que a Sismais pode fazer para o seu estabelecimento, otimizando processos e solucionando todos os seus problemas.

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.