A utilização do cartão de crédito já se tornou um hábito em muitos negócios pelo Brasil. No entanto, dificilmente paramos para pensar no processo que permite a realização do pagamento, o que inclui a atuação das Adquirentes de cartões.
Para cada transação é preciso uma empresa responsável por levar o dinheiro das operações de crédito e débito, dos clientes aos lojistas. Ou seja, as Adquirentes, ou também conhecidas como Credenciadoras, são as instituições que irão processar as operações.
As empresas Adquirentes também são aquelas que fornecem as famosas maquininhas de cartão de crédito. Mas sua atuação vai além das compras nas lojas físicas, também fazendo-se presente nas compras feitas totalmente online.
Para que serve a Adquirente?
Do momento em que o cliente coloca o cartão na máquina e insere a senha, até a autorização, passam-se poucos segundos. Mas durante essa pequena fração de tempo a comunicação entre adquirente, bandeira e banco já ocorreu.
Dentre as funções da empresa estão o registro e processamento do pagamento, a comunicação da máquina com a bandeira do cartão sobre a transação, checando se há limite para a compra ser efetuada.
Além de efetuar o pagamento da venda para o comércio, fornece máquinas e sistemas para que as transações sejam realizadas e repassar extratos e recebimentos para empresas clientes – o que representa a importância das Credenciadoras nas ações.
As vantagens das Adquirentes para as empresas
É preciso destacar os benefícios que essa intermediação proporciona para o comércio, seja em lojas físicas ou mesmo nas lojas virtuais. Primeiramente, é possível trabalhar com mais de uma Adquirente, ou seja, pode-se optar pela melhor opção para cada bandeira.
Outro fator determinante, está nos custos mais baixos que essas empresas oferecem, quando comparados a outras alternativas. Com isso é possível aumentar as margens de lucro para cada transação realizada.
Os lojistas que queiram ampliar suas lojas físicas para as virtuais também encontram a opção de taxas e custos ainda mais acessíveis. Lembrando também da agilidade de operações proporcionada, o que pode ser um diferencial para a experiência do cliente.
As principais empresas Adquirentes do Brasil
No país atualmente temos alguns nomes de empresas que se destacam no mercado das Adquirentes. Mas não devemos confundi-las com as bandeiras dos cartões, que trazem nomes como Visa, MasterCard, Dinners e de bancos emissores.
Uma das mais conhecidas, a Cielo, é também reconhecida não apenas no país, mas em toda América Latina. Fundada em 1995, a partir da parceria entre bancos e a Visa Internacional. Hoje opera para mais de 80 bandeiras de cartão.
Outro nome conhecido das Adquirentes é a Rede. Antes conhecida como Redecard, e também criada a partir da parceria de bancos, como o Citibank e o Itaú. Do mesmo modo, temos a GetNet, criada em 2003 e adquirida pelo banco Santander em 2013.
Um dos nomes mais recentes é o da fintech Stone, que surgiu em 2012 incentivando a chegada de novas startups para atuar no mercado das Adquirentes. Outros nomes também podem ser destacados, como SafraPay, Global Payments e First Data.
Concluindo
O papel das empresas Adquirentes nas transações comerciais é fundamental e um diferencial no que se refere a experiência de quem compra. Trazendo mais agilidade ao processo, assim como custos menores para os comerciantes e também para os clientes.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Não deixe de acompanhar o conteúdo em nosso site . Para tirar dúvidas e conhecer nossos serviços entre em contato conosco.