Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Práticas de cobrança que te ajudarão a fidelizar seu cliente

práticas de cobrança
Tópicos da Página

Em um momento em que a economia do Brasil está se reerguendo aos poucos, é comum as pessoas atrasarem pagamentos por inúmeras situações. E qualquer empresa está sujeita a passar por situações de inadimplência, sendo os motivos por trás dos atrasos nos pagamentos as inúmeras situações de emergências e perda de emprego vivida pelo consumidor. Devido a este cenário, é essencial saber como cobrar um cliente sem que ele se sinta desconfortável e sem prejudicar a recorrência das vendas. Por isso, além da empresa praticar uma política criteriosa de análise de crédito, é importante cultivar o bom relacionamento com clientes e evitar situações constrangedoras.

Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2016 o número de consumidores inadimplentes caiu 0,41% em dezembro na comparação com novembro. Mas, em relação a dezembro de 2015, o obteve um aumento de 1,44%. Assim, o Brasil atingiu 58,3 milhões de novas pessoas inadimplentes em dezembro de 2016, o que corresponde a 39% da população adulta brasileira.

Estes dados mostram que é preciso uma posição que exige muita resiliência das empresas para efetuarem as cobranças sem promover constrangimentos que impactaram na relação com o consumidor e, assim, impedirão futuras compras. Por isso; iremos citar abaixo algumas dicas para que evite este constrangimento na hora de efetuar a cobrança:

  •  Análise o perfil do cliente: atrasar o pagamento de uma conta em sete dias é bem diferente do que deixar de fazer o pagamento por três meses ou mais. Na hora de efetuar a cobrança, análise o histórico de relacionamento do consumidor com a empresa para saber como de fato realizar a abordagem. Cobrar o cliente que sempre com agressividade pode levá-lo a nunca mais ter um relacionamento com a sua empresa mesmo quando a situação financeira dele melhorar. Para que isso não ocorra, utilize o sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM em inglês) pode para que conheça o perfil do consumidor e a partir dessa informação, cobrar de maneira personalizada.
  • Cobrar via SMS: Outro modo que funciona para os casos do cliente ter esquecido devido à correria do dia a dia é a cobrança via SMS. Que tem 98% de abertura e ainda pode ajudar o cliente a tirar a 2ª via do boleto caso tenha perdido ou esquecido.
  • Fique atento aos horários e às datas das cobranças: ligações repetitivas ou em horários inapropriados, como antes das 9h ou depois das 21h, executar cobranças aos finais de semana, ou em datas comemorativas para o consumidor, não são bem-vindas. Estabeleça regras de cobrança respeitando todos estes detalhes acima e o momento do consumidor para que evite constrangimentos entre você e seu cliente. A maneira como sua empresa executa uma cobrança pode fidelizar ou não o seu consumidor, lembre-se disso!

Hoje; é possível personalizar o melhor horário de cobrança para cada consumidor. De modo, que evite ligações ou envio de SMS em horários que ele não possa atender. O serviço de integração de SMS com VOZ já esta disponível e pode funcionar melhor do que ligações. Além de qualificar o lead com base no melhor horário para contato.

  • Usar um software de gestão: este controle também se torna mais fácil quando se utiliza um software de gestão empresarial ou uma planilha para manter o controle rígido sobre os vencimentos e recebimentos das parcelas. E este recurso, permite que sua empresa tome decisões mais acertadas e evitar inadimplência. Ainda, permite lembrar os clientes antecipadamente via SMS sobre o vencimento das faturas e possível negociação da data de vencimento.
  •  Saber o motivo real do atraso no pagamento: antes de iniciar a cobrança priorize sempre o seu relacionamento com o cliente. Verifique se houve dentro da sua empresa algo que levou a isso, como: erro na entrega do serviço, mercadoria com defeito, desorganização e problemas com o fluxo de caixa. Após identificar a causa do atraso, execute uma abordagem que leve o consumidor a entender que você não o está cobrando, mas ajudando-o a resolver o problema. Nesse momento, o cliente percebe a empresa como parceira e o atraso ficará mais fácil de ser resolvido.

Portanto, seguindo estas boas práticas de cobrança sua empresa prevenirá a inadimplência, cuidará do bom relacionamento com os clientes e evitará as situações constrangedoras. O que levará consequentemente, o aumento na rentabilidade do seu negócio. Sempre lembre que você e seu cliente poderão ter inúmeros contatos futuramente e fechar inúmeros negócios e por isso; é tão essencial cuidar da abordagem na hora da cobrança! Nós, da Sismais Tecnologia temos um software de gestão empresarial que poderá te ajudar a gerir a sua empresa de forma mais eficaz, prática e a executar cobranças com os dados concisos. Entre em contato conosco que teremos o prazer em te ajudar!

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.