Precisa comprar um certificado digital, mas não sabe qual é o melhor? Se é o Certificado A1 ou A3? Então veja o artigo abaixo, entenda as diferenças entre eles e saiba qual o melhor para você.
O certificado digital funciona como uma identidade eletrônica para a empresa ou pessoa física. Com ele, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de uma instituição, sem uma apresentação presencial. Na prática, funciona como um CNPJ eletrônico.
Quem precisa emitir documentos fiscais (NF-e, NFC-e, e outros), precisa obrigatoriamente ter um certificado digital.
Com ele é possível “assinar” digitalmente documentos e arquivos (incluindo as Notas Fiscais) e assim, atestar aos órgãos públicos ou privados que esses documentos foram realmente emitidos pela empresa.
Existem dois tipos de certificados digitais: o A1 e o A3
O A1 é um arquivo digital, são e armazenados e instalado no computador do respectivo titular, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens. Este certificado possui validade de um ano. Para maior segurança, no momento da emissão do certificado, deve-se optar por protegê-lo com uma senha de acesso.
Já o A3 é um dispositivo físico, o token (semelhante a um pen drive) ou um cartão (semelhante a um cartão de crédito), com ele você vai precisar de uma leitora de certificado digital para utilizá-lo, não permite que seja utilizado em mais de uma máquina ao mesmo tempo, dificultando o trabalho para grandes empresas. tem validade de 1 ou 3 anos.
Qual certificado é ideal para sua empresa?
Aqui na Sismais, nós utilizamos e recomendamos o modelo A1 e acreditamos que esse é o melhor certificado para uso em sistemas de gestão emrpesarial. Ele é caracterizado por sua facilidade de uso, segurança que oferece e a possibilidade de automação dos processos.
Muitos acreditam que o modelo A3 é mais seguro, pois é um dispositivo físico. Porém, quando você for utilizá-lo, é preciso que o certificado esteja fisicamente presente, ou seja, você precisa carregá-lo para todo lado.
A principal facilidade do A1, sem dúvida, é que você não precisa ficar carregando absolutamente nada. Basta instalar apenas uma vez na sua máquina e você consegue ter acesso a ele de qualquer lugar.
Diferenças entre o Certificado A1 e A3
Certificado A1
Vantagens
- É um arquivo digital fácil de transportar;
- É possível acessar de qualquer lugar;
- O mesmo certificados pode ser utilizado em vários computadores;
- Integra facilmente com um emissor de nota fiscal eletrônica;
- Fácil instalação;
Desvantagens
- Por ser um arquivo digital e fácil de ser copiado, acaba sendo menos seguro do que o A3;
- Precisa de renovação anual;
- Ao final de 3 anos, se utilizado em apenas um computador, pode sair um pouco mais caro do que o A1. Porém essa diferença é compensada por outros fatores;
Certificado A3
Vantagens
- É um dispositivo físico, podendo ser de dois tipos:
- Toeken (parecido com um pen driver)
- Cartão (parecido com um Cartão de Crédito)
- Renovação a cada 3 anos;
- Mais seguro do que o A1;
Desvantagens
- Instalação complexa (varia muito de acordo com o tipo de certificado e o fabricante, e requer instalação de drivers e softwares adicionais);
- Dá mais problemas do que o A1 (a dependência de terceiros causa problemas recorrentes em quem o utiliza);
- Não pode ser usado em vários computadores ao mesmo tempo;
- Deve estar sempre conectado ao computador;
- É preciso transportá-lo quando for utilizar em outro computador;
- Toda vez que acessá-lo, é preciso digitar a senha;
Conclusão
- Certificado digital é uma identificação que representa a empresa ou pessoa física diante dos órgãos fiscalizadores, como prefeituras ou Sefaz, e também diante de outros terceiros.
- O certificado digital é uma exigência da Sefaz para emissão de Notas Fiscais;
- Para uso em um sistema de gestão, o recomendado é o certificado A1, que é um arquivo digital, possui fácil instalação, apresenta menos problemas do que o A3, e pode ser utilizado em vários computadores;
Tenha atenção ao comprar o seu certificado. Busque empresas confiáveis e que prestam um atendimento de qualidade;
Esperamos que este post seja bastante útil para você. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência sobre o assunto com a gente, fique à vontade para deixar um comentário aqui embaixo.