Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Taxa de conversão de vendas: passo a passo para calculá-la agora!

taxa-de-conversao-de-vendas-passo-a-passo-para-calculala-agora.jpeg
Tópicos da Página

Empresas de sucesso têm uma coisa em comum: sabem que os bons resultados não vêm por acaso. Pelo contrário! É necessário planejar com cuidado cada ação e desenvolver as melhores estratégias de mercado. Além disso, é necessário mensurar os resultados para entender o que funciona ou não. Uma das métricas para isso é a taxa de conversão de vendas.

Para entender melhor a importância de todo o processo descrito acima, basta imaginar um esportista: ele depende de um bom desempenho e, para garantir isso, treina, mede o seu progresso e, depois, busca alternativas para melhorar. No mundo empresarial é a mesma coisa.

Nos próximos parágrafos vamos explicar um pouco mais sobre uma das métricas para medir resultados: a taxa de conversão de vendas. Quer aprender? Então não deixe de ler este artigo!

A taxa de conversão de vendas

Essa métrica tem como objetivo medir o retorno de cada ação ou investimento realizado pela sua empresa. Pode-se avaliar o tempo destinado a cada trabalho ou dinheiro aplicado em suas estratégias. Para chegar ao resultado é considerado o número de conversões ou vendas realizadas.

Ao analisar a taxa de conversão de vendas, você conseguirá determinar se o seu trabalho e as suas estratégias são realmente eficientes, em que pontos eles funcionam bem e em que momento elas dão errado. Com isso, pode promover melhorias e encontrar soluções ainda melhores para o seu trabalho.

Fórmula para calcular a taxa de conversão

O cálculo da taxa de conversão é bastante simples e pode ser calculado pela divisão entre o número de conversões obtidas em um período e a quantidade de engajamento obtido. Ou seja:

taxa de conversão = conversões / engajamento x 100

Exemplificamos: vamos supor que 1.000 pessoas engajaram em seu site, mas somente 200 delas compraram o seu produto. Então, temos a seguinte equação:

taxa de conversão = 200 / 1000 = 0,2 x 100 = 20

Ou seja, a sua taxa de conversão é de 20%.

Diferentes cálculos da taxa de conversão

Sabendo a fórmula necessária para calcular a taxa de conversão, você pode aplica-la para avaliar as diferentes etapas do funil de vendas:

  • conversão de visitantes para leads;
  • conversão de leads para oportunidades;
  • conversão de oportunidades para clientes.

Vamos a um exemplo. Pense que durante um mês você teve 200 oportunidades de negócio. Desse número, 25 vieram a se tornar clientes da empresa. Dessa forma, podemos calcular a taxa de conversão de vendas da seguinte maneira:

  • oportunidades de negócios = 200;
  • número de negócios feitos = 25;
  • cálculo = 25/200 = 0,125 x 100 = 12,5%

Assim, a sua taxa de conversão de vendas foi de 12,5%.

Agora que você já sabe o que é taxa de conversão de vendas e qual a sua importância, não deixe de realizar o cálculo e acompanhar os resultados das suas ações.

Dessa forma, conseguirá desenvolver estratégias ainda mais eficientes e ter um melhor desempenho com o seu negócio. Então, mãos à obra!

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário contando as suas experiências!

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.