Algumas técnicas são necessárias para ajudar uma marca a permanecer ativa no mercado e com bons lucros. Estratégias de logística, gestão de negócios e outros parâmetros são algumas dessas variáveis. Mas há também mensurações que norteiam qual direção a empresa está seguindo e ajudam a comparar seu rendimento com empresas concorrentes.
Dentro do cálculo de precificação de vendas, as margens de lucro (bruta e líquida) servem de auxílio para detectar se a empresa está estável ou não e se há a possibilidade de crescimento. Embora as duas direcionem o empreendedor a um objetivo comum, elas possuem diferenças e precisam ser levadas em consideração separadamente.
A margem bruta
O cálculo da margem bruta, diferente da margem líquida, é mais simples e apresentam um resultado geral que quão rentável é o negócio em execução. Mais ambientada no mercado onde o negócio atua, a margem bruta tem uma relação mais próxima com a precificação de vendas, uma vez que é resultado do preço menos o custo de aquisição.
O cálculo da margem bruta pode ser feito seguindo uma fórmula geral:
MB = Preço do produto – custo de aquisição
MB (porcentagem) = (Preço do produto – custo de aquisição) / preço x 100
Esse cálculo é uma peça-chave para ajudar o empreendedor a determinar o preço de venda certo para determinado produto. Mesmo que outras despesas possam estar presentes para colocá-lo na prateleira, o ideal é segmentá-los somente pelos custos de produção ou alguma outra despesa relacionada ao serviço de entrega.
A margem líquida
Diferente da margem bruta, a margem líquida já é mais específica. Ela é resultante da relação do lucro líquido com as receitas. Esse ganho é determinado pelos ganhos que a empresa recebe em virtude do seu funcionamento e não pela concorrência.
Para calcular essa margem, é só seguir a seguinte regra:
ML = (Margem bruta – custos variáveis) – custos fixos
ML % = ML / preço x 100
Achar a margem líquida apoia a sustentabilidade do negócio, já que estipular um preço de um produto que não condiz com as estratégias empresariais estipuladas é um risco enorme.
A Importância de se ter os resultados corretos das margens financeiras
Essas margens servem de base para o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) da empresa. Calculá-las
de forma correta influencia diretamente no resultado do DRE do estabelecimento, que identifica o resultado final de ganhos ou prejuízos da empresa, dependendo do tempo estipulado para análise (mensal,bimestral, trimestral, semestral, anual, etc).
Mesmo que sejam amparadas pelo mesmo mercado onde a empresa exerce ação, é importante avaliá-las separadamente, pois elas identificam se o empreendimento irá ter lucro suficiente resultante das vendas dos produtos ou dos serviços oferecidos e ainda ter um valor de receita condizente para cobrir os custos fixos da empresa e obter lucro livre no final das vendas.
São cálculos simples, mas que podem causar certos transtornos no final das avaliações. Uma dica interessante é o uso de programas de gestão empresarial e financeira que realizam os cálculos automaticamente e que não deixam escapar os resultados que a empresa quer analisar.
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