Olá! Acredito que hoje, todo empresário já passou pela fase de formalizar sua empresa, integrar os setores e facilitar a gestão. Se você ainda não passou por isso, com certeza vai passar. E quer uma dica? Corra logo atrás, pois é de suma importância para o crescimento do seu negócio.
Em meio a busca por um sistema ideal para o gerenciamento da empresa, nos deparamos com muitas opções. Entre elas, encontramos sistemas pagos e também gratuitos e as vezes nos perguntamos se realmente compensa aderir um ERP pago se é possível encontrar um gratuito que aparentemente atende as mesmas necessidades.
Esse tipo de pergunta é muito comum, e exatamente por este motivo, estou escrevendo esse artigo. Pretendo escrever um pouco sobre cada uma das modalidades e assim, ajudar muitos empresário a fazerem a melhor escolha!
ERP Gratuito
Inicialmente vamos falar sobre os gratuitos. Antes de mais nada, vale lembrar que o universo de ERP’s gratuitos é muito amplo e diversificado. Existe ERP totalmente gratuito e outros chamados freemium, que é a mistura de Free com Premium. Basicamente, essa segunda modalidade é onde o ERP disponibiliza alguns recursos gratuitamente e no mesmo ERP outros recursos são pagos. Há, também não podemos deixar de citar uma terceira modalidade, que é os ERP’s de código aberto (Open Source) que são distribuídos na internet gratuitamente e que você pode baixar, instalar e realizar modificações, tudo do seu gosto. Claro, se tiver domínio!
A consideração maior que podemos fazer sobre ERP’s gratuito, é que eles podem ate atender pequenas empresas, mas só conseguem atender até um certo ponto. Muitos não possuem suporte, tem limite de volume. Por exemplo, você só consegue cadastrar uma certa quantidade de produtos, emitir uma certa quantidades de notas, uma certa quantidade de clientes, etc. Você terá muitos limites que impedirão de prosseguir com a versão free. Eles ate conseguem atender um conjuntos de requisitos de uma pequena empresa, mas na medida que a empresa cresce, aumenta o volume, é comum que eles deixam de atender. E é exatamente nesse momento que você pode ficar na mão.
Para fins de conclusão, mesmo que um ERP gratuito te atenda, é interessante buscar outras soluções. Pois o processo de mudança de um ERP para outro, é bem custoso. Demanda tempo, mão de obra, despesas, adaptações, entre outros.
ERP Pago
Entendido o conceito de ERP gratuito!? Então vamos para os pagos. No universo de ERP’s pagos, a situação é um pouco diferente. Geralmente empresas que estão dispostas a pagar o valor de um ERP pago, são empresas mais maduras, empresas maiores. Quando digo maiores, não precisam ser necessariamente grande em relação a faturamento, metros quadrados, quantidade de funcionários, nada disso.
Precisam ser maiores em relação a maturidade. Essas empresas tem em mente o objetivo de crescer, e elas sabem que para isso, assim como precisam de bons colaboradores, precisam também de uma boa ferramenta de gestão para integrar os setores, facilitar a visualização de resultados, agilizar os processos, integrar com software externos, etc. Tudo isso, sem correr o risco de serem impedidos pelo aumento de volume, pois é natural que, quanto mais uma empresa cresce, mais volume de dados ela gera. Outro aspecto muito importante é que, essas empresas sabem que não podem ficar nem mesmo um minuto com os processos parados, pois isso causaria um prejuízo talvez incalculável. Então, é indispensável que o ERP tenha um bom suporte para entrar em ação assim que necessário.
Nessa situação descrita, já ficou bem claro a importância de um ERP pago em sua empresa. Você não será impedido de trabalhar quando sua empresa aumentar o volume de dados, você terá um bom suporte quando precisar, você terá uma ferramenta que está em constante evolução e sempre se adaptando as necessidades fiscais nacional e também de seu estado, você terá uma implantação de sucesso na sua empresa, pois ERP’s pagos geralmente tem um equipe de implantação pronta para treinar sua equipe, entre muitos outros benefícios.
Conclusão
Então pessoal, essa é a minha opinião pessoal sobre ERP pago e gratuito baseado em minha experiência, desde quando trabalho na área de gestão comercial.
Hoje, claramente se eu fosse abrir uma empresa, colocaria um bom ERP pago pelo motivos citados acima. Caso algum leitor tenha alguma opinião diferente ou algo para acrescentar, fique a vontade para partilhar conosco, vamos bater um papo.
Esse foi o artigo da semana, ate a próxima!!
Fonte: https://www.linkedin.com