Durante anos de atuação, uma empresa acumula conhecimentos técnicos e práticos, reúne informações de mercado, desenvolve processos e estratégias competitivas. Tudo isso configura um importante patrimônio corporativo e precisa ser protegido. É nesse momento que a segurança de dados se mostra importante.
A seguir, entenda um pouco mais sobre a relevância dessa garantia para as empresas e conheça 4 dicas para fortalecer a proteção das informações do seu negócio. Confira!
A importância da segurança de dados
Muitos empresários ainda negligenciam a segurança das informações e colocam o seu negócio em risco. Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em 2015, sobre segurança cibernética, mostra um pouco desse panorama. Segundo ela, 60% dos ataques cibernéticos atingem empresas de pequeno e médio porte.
Desses atentados, 59% estão ligadas às finanças empresariais — o que demostra os possíveis prejuízos gerados devido à ausência de uma política de segurança de dados. É por isso que investir em segurança traz muitos benefícios às empresas:
- proteção de ativos empresariais: documentos, dados de mercado, estratégias de trabalho, contratos, dentre outras informações, precisam ser tratadas com cuidado, já que são essenciais para o negócio;
- cumprimento da ética: todos os dados cedidos por clientes e fornecedores precisam ser altamente protegidos. O vazamento dessas informações pode abalar as relações comerciais da empresa;
- destaque de mercado: quanto mais confiável for a sua empresa, maior destaque terá junto a clientes e parceiros comerciais. Isso pode ser um grande diferencial de mercado.
4 dicas para fortalecer a segurança de dados
1. Cuidar das informações corporativas
Como mostramos neste artigo, cuidar das informações da empresa é uma atitude estratégica para a atuação da empresa. Essa atenção começa com a definição de senhas: sempre opte por códigos complexos, com caracteres, letras e números escolhidos aleatoriamente.
Além disso, analise bem os e-mails abertos para que não receba arquivos danosos. Também é recomendado investir em criptografias para as informações sigilosas, pois impedirá que qualquer pessoa tenha acesso a elas.
Não se esqueça de contar com uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) ou contratar um serviço especializado para dar apoio à sua empresa nesses momentos tão importantes.
2. Investir em backups
Qualquer empresa está sujeita a problemas nos seus servidores ou a se tornar vítima de ataques cibernéticos que eliminam informações armazenadas. Diante desse tipo de incidente, contar com backup permite que a sua organização mantenha o acesso aos seus dados durante a interrupção.
Você pode encontrar diversas maneiras de fazer o backup dos seus dados: HDs externos e armazenamento em nuvem são as mais comuns.
3. Instalar antivírus
Acessar um site ou baixar um arquivo podem ser oportunidades de vírus e malwares roubarem dados importantes e prejudicar servidores e computadores. A internet é um ambiente que mantém as empresas sujeitas a vários perigos por isso, é necessário ter o máximo de cuidados.
O antivírus é a primeira linha de combate a essas situações e ajuda a garantir a segurança de computadores, notebooks, celulares e tablets. Tenha sempre um software desses instalados em seus dispositivos e os mantenha atualizados.
4. Atenção aos dispositivos removíveis
Dispositivos como pendrives facilitam a rotina de trabalho ao permitir o transporte de informações e o acesso em diversos terminais. Porém, é preciso ter bastante cuidado com os dispositivos removíveis, pois, ao ser usado em vários computadores, se tornam vulneráveis a vírus e malwares.
Assim, é preciso orientar os colaboradores quanto ao uso desses dispositivos, informando sobre a restrição da utilização dessas mídias nos computadores e terminais da empresa.
Com essas 4 dicas, você conseguirá ter maior controle e segurança de dados da sua empresa. Gostou do conteúdo? Siga a nossa página no Facebook e o nosso perfil no Twitter para se manter informado sobre outros temas interessantes!