Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Vale a pena usar pagamento pix no seu negócio?

o-que-e-um-plano-de-contas-e-qual-a-sua-importancia-descubra-aqui.jpeg
Tópicos da Página

Utilizar o Pix como meio de pagamento ou transação bancária é uma realidade para milhões de brasileiros. Conforme dados divulgados pelo Banco Central, o PIX já supera as transações por TED, DOC, boletos e cheques somadas. Como funciona todos os dias e sem taxas para pessoas físicas, a população aderiu em massa a utilização do Pix.

Agora, muitos estabelecimentos como supermercados, farmácias e outros tipos de comércio passaram a aceitar o Pix como forma de pagamento. Se você ainda não utiliza o método, esse post é para você. Contaremos agora se vale a pena usar o Pix como pagamento no seu negócio.

Funcionamento do Pix

O Pix é uma forma de pagamento segura, de fácil utilização e rápida. O dinheiro cai na hora, sem muitas complicações. É possível utilizar dois formatos de recebimento, através do QR-Code ou da própria chave Pix. Só para esclarecer, as chaves Pix são códigos de segurança utilizados para que o cliente encontre a sua conta com simplicidade. As chaves podem ser o CPF ou CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória.

Além de conseguir receber o valor com agilidade e sem influência dos bancos ou fintechs (que cobram taxas por outras transações como TED ou DOC), você consegue controlar todas as transações Pix em um só local sem a interferência de outras modalidades de pagamento.

Vendas pela internet

Se o seu comércio realiza vendas pela internet, o Pix pode ser uma boa solução. Como o pagamento é confirmado na hora, o cliente pode receber a entrega mais rápido e assim obter uma ótima experiência de relacionamento com a sua marca.

Sem limites de horário

Além das outras vantagens citadas, as transações por Pix podem ser feitas a qualquer hora, em qualquer dia da semana e o recebimento é imediato. Isso facilita bastante para comércios e supermercados que funcionam em horários diferentes do expediente bancário.

Sigilo de dados

Diferente de uma transferência bancária, com o Pix, o cliente não precisa passar todos os seus dados bancários, apenas a chave, assim como acontece com a pessoa jurídica. A forma de pagamento se torna menos burocrática e mais segura por manter o sigilo bancário tanto do cliente quanto da empresa.

Pandemia

Com a pandemia causada pela Covid-19 muitos clientes preferem não ter contato com máquinas de cartão e com dinheiro. Nesse sentido, o PIX também facilita para o cliente que só precisa utilizar o próprio celular para confirmar o pagamento.

Pontos de atenção: golpes e erros ao digitar a chave pix

Como quase todas as transações que envolvem valores, o PIX também é passível de fraude, por esse motivo, é preciso tomar alguns cuidados se optar por receber pagamentos por esse meio.

De acordo com o Banco Central, a ferramenta em si é segura e de difícil acesso para golpes, mas eles podem ocorrer entre usuários.

É importante manter uma atenção especial para golpes através do WhatsApp. Golpistas podem utilizar o nome do seu estabelecimento para tentar receber dinheiro indevido.

Além disso, é importante ter bastante atenção na hora das transações por Pix, principalmente aquelas realizadas por chaves. Erros na hora de digitar o código podem trazer dor de cabeça tanto para quem está pagando, como para quem está recebendo.

Você tem um negócio e quer saber mais sobre nossas soluções de sistemas de gestão? Clique aqui e entre em contato com a Sismais.

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.