A cultura do feedback caracteriza-se quando uma empresa implementa a prática do diálogo com os funcionários sobre situações profissionais, tanto em questões positivas quanto negativas. Hoje, as grandes marcas utilizam o método para se destacar no mercado.
A importância dessa filosofia não é à toa. Se aplicada corretamente, a cultura do feedback pode trazer grandes benefícios, tais como colaboração mútua, melhor comunicação, satisfação, mais motivação por parte dos colaboradores e aumento de lucros para a empresa.
Para que o seu negócio consiga todas essas vantagens, neste artigo, apresentaremos dicas essenciais de como repassar um bom feedback e, ao final, mostraremos como implementar a cultura do diálogo na sua empresa.
Como realizar um bom feedback?
Saber como aplicar um bom feedback é essencial para que o conceito seja aceito por todos de uma maneira natural. Confira algumas dicas de como realizá-lo com sucesso.
Sinceridade e empatia
Muitos colaboradores apresentam dificuldades em receber o feedback por causa de seus gestores. Isso acontece, pois os líderes acabam agindo de maneira fria e sem nenhum tipo de empatia. Essa, inclusive, é uma atitude equivocada que não traz nenhum tipo de benefício.
Acima de tudo, é preciso entender que há uma relação entre pessoas dentro da empresa. Ainda que se deva manter uma postura profissional, é importante agir com sinceridade e empatia durante a interação.
Sendo assim, para não ter erros, seja sempre sincero no feedback, bem como demonstre inteligência para entender e se adaptar às situações que vão além do microambiente.
Estrutura
O feedback não pode ser aleatório, é imperativo construir uma estrutura para que a mensagem passada seja captada e entendida pelos receptores. Entre vários conceitos adotados nesse sentido, a técnica SCI (Situação, Comportamento e Impacto), que falaremos em seguida, é uma que se mostra bastante eficiente.
Situação
É quando o gestor situa o colaborador sobre o tema que será abordado, explicando de forma direta a ocasião em que o caso aconteceu.
Comportamento
Como o nome pressupõe, é o momento para o relato do tipo de comportamento que foi aplicado pelo receptor. É vital que não sejam colocadas opiniões pessoais ou generalizações.
Impacto
Aqui, deve-se explicar qual o impacto do comportamento do receptor para a empresa e para os demais colaboradores.
Conclusão
A forma de conclusão do feedback também deve ser bem planejada, pois um equívoco na finalização pode comprometer todo trabalho.
Se a interação foi realizada para parabenizar o colaborador por um bom desempenho, vale a pena concluir estimulando-o a alcançar novas conquistas. Além disso, você pode mostrar os bons resultados para outros membros da equipe e da empresa, valorizando o esforço do colaborador.
Caso tenha sido um feedback para discutir uma falha, termine mostrando ao profissional que você está ali para ajudar e que todas as dificuldades podem ser superadas com a aplicação das habilidades corretas.
Como implementar a cultura do feedback na minha empresa?
Agora que você já sabe como realizar um bom feedback, veja como desenvolver essa cultura dentro da empresa.
Treine colaboradores e gestores
A cultura do feedback só será bem aplicada se houver um entendimento por parte de todos sobre a importância da filosofia. Por isso, realize treinamentos com gestores e colaboradores e demonstre quais benefícios todos podem obter no dia a dia.
Insira nos planejamentos e metas
Quando criar planejamentos ou novas metas, é necessário que se inclua a realização de feedbacks para o alcance de resultados. Isso fará com que os colaboradores enxerguem a ação como algo natural dentro da empresa.
Mantenha uma continuidade
Implementar uma nova cultura é algo que leva tempo. Acreditar que tudo mudará nos primeiros meses é uma grande ilusão. Sendo assim, mantenha uma continuidade, reforce sempre a importância da filosofia e acompanhe de perto o trabalho dos gestores.
Enfim, em um mercado cada vez mais disputado e nivelado, a implementação da cultura do feedback é sem dúvida um ponto de diferenciação no trabalho de uma empresa. Afinal, como explicado, construir um grupo motivado e engajado é o segredo do sucesso de muitas organizações. Então, analise as informações apresentadas e comece a fortalecer a prática no seu negócio.
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