Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Em tempos de crise, como reduzir as despesas da empresa?

Covid-19
Tópicos da Página

Na Sismais, nós sempre recomendamos que o uso do Contas a Pagar seja feito de forma completa e correta. A verdade é que a maioria das empresas não faz esse controle, ou deixa sempre para segundo plano. Porém, agora que o faturamento foi reduzido (ou cortado por completo em muitas empresas), é de extrema importância que você entenda e esteja no controle de todos os gastos da empresa, buscando reduzir ou cortar aqueles que forem possíveis, pelo menos por um período.

Você sabia que a maioria das empresas, apesar de ter uma noção de quanto gasta por mês, não faz ideia de como e com o que exatamente ele é gasto?

Foi pra melhorar isso e pra tentar amenizar seus prejuízos nessa pandemia do Coronavírus que criamos esse artigo.

Abaixo damos alguns exemplos de como pode ser feito esse controle, por favor, leia com bastante atenção, e se tiver alguma dúvida contate nosso suporte.

Você sabe o que é e qual é o Custo Operacional da sua Empresa?

Se não sabe ou não faz esse controle, você precisa URGENTEMENTE ler a matéria abaixo:

Saiba como calcular o custo operacional da sua empresa (Planilha)

Nela, explicamos um pouco sobre o que é e como controlar o Custo Operacional da sua empresa (ou seja, quando sua empresa precisa pra sobreviver). Lá você encontrará também uma Planilha em Excel Gratuita, que pode ser utilizada para calcular o seu custo operacional.

É bem fácil de preencher e contém instruções e exemplos já preenchidos. Se você usa-la corretamente, terá uma ideia bem clara de quanto custa para sua empresa funcionar e sobreviver nessa época de crise.

Você poderá usar os dados levantados com a ajuda da planilha para trabalhar em cima do controle e redução das despesas, principalmente nesse período. Por exemplo: Você conseguirá visualizar melhor quais despesas não são fundamentais e podem ser reduzidas ou cortadas, pelo menos enquanto as coisas não voltarem ao normal.

Você usa o Maxpró ERP? Então, você pode lançar todas suas despesas e ter um controle bem mais efetivo!

A melhor forma de fazer isso, é lançar no Contas a Pagar do Maxpró, tudo que a empresa tem de despesas fixas e variáveis (já lançar tudo que tem pra pagar até o final do ano).

Para despesas mensais de valor fixo, como: Aluguel, Internet, Mensalidade do Sistema, Folha de Pagamento, etc., é possível de uma só vez, lançar todas as parcelas que você tem que pagar no ano.

No exemplo acima, eu fiz um lançamento do Aluguel mensal de R$ 500,0 (quinhentos reais) para os próximos 9 meses (iniciando em abril e finalizando em março, mas, se você estivesse em janeiro, poderia lançar também os 12 meses).

Sobre os campos que foram preenchidos:

  • Cadastro do Fornecedor;
  • Plano de Contas adequado (muito importante para que você tenha visualizações consolidadas no DRE e DFC);
  • No campo “Valor Total”, informei o valor referente aos 9 meses que quero lançar;
  • Em “Primeiro Vencimento”, informei a data do próximo pagamento do aluguel;
  • Em “Parcelas”, informei 9 (indicando os nove meses no qual já quero deixar lançado no sistema);
  • Em “Tipo de Intervalo” selecionei “Dia de Vencimento Fixo” indicando que o vencimento do aluguel é todo dia 05 do mês;
  • Ao clicar em “Gerar” já foram criadas as 9 parcelas, até o mês 12/2020. Bastando clicar em “F2 | Gravar” para aplicar as correções;

Feito isso, as parcelas do Aluguel já estão lançadas no sistema até o final do ano, a partir daí, basta que efetuei a baixa dessa despesas quando fizer o pagamento. Assim, o dinheiro sairá do Caixa e essa parcela constará como quitada no sistema (evitando inclusive que eu corra o risco de ficar sem pagar e pagar juros, ou pague duas vezes). Muito mais controle e muito mais fácil, não é?

O exemplo acima, pode ser aplicado a qualquer outra despesa que você tenha, até mesmo para as que mudam o valor como água, luz, gastos com limpeza, etc., você pode seguir esse mesmo tipo de lançamento. A diferença é que, o valor a ser lançado deverá ser a média mensal (com base nos últimos 3 ou 6 meses, por exemplo). No dia do pagamento, antes de efetuar abaixa, você pode alterar o valor médio para o valor real.

Veja esse outro exemplo:

Procure lançar, tudo, mas tudo mesmo. Se fizer isso você pode se guiar pelo Maxpró para entender todas as suas despesas, ir fazendo o controle conforme efetua os pagamentos, e analisar dia a dia, o que pode ser melhorado.

Se você ainda não sabe usar o Controle de Contas a Pagar do Maxpró, clique no Link abaixo e assista nossa Vídeo Aula ou leia o manual de uso:
Contas a Pagar, Lançando e Baixando Títulos

DICA: Ao iniciar o Maxpró é possível visualizar na tela de “Lembretes e Alerta” as contas a pagar que estão vencidas ou próximas do vencimento.

Use esta funcionalidade para se planejar diariamente, e acesse com frequência o Contas a Pagar para se planejar semanal e mensalmente.

Se você leu até aqui PARABÉNS! Significa que está preocupado(a) com a situação da sua empresa e quer dar a volta por cima nessa crise.

Atenciosamente,
Equipe Sismais Tecnologia

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.