O mercado em que uma empresa está inserida é composto por vários fatores: clientes, fornecedores e, claro, seus concorrentes. Para alcançar o sucesso, empresários precisam conhecer bem todos esses elementos, realizando, inclusive, ações para mapeá-los, como é o caso da análise da concorrência.
Esse processo permite que os gestores entendam como as outras empresas têm planejado suas ações e se comportado no mercado. Com isso, eles conseguem desenvolver estratégias mais acertadas, além de identificar novos modelos de trabalho que podem ser aproveitados em seus próprios negócios.
Agora que você já sabe qual é a importância da análise da concorrência, que tal aprender como fazê-la na sua empresa? Então, não deixe de conferir os próximos parágrafos. Boa leitura!
Defina seus concorrentes
Para começar a mapear a concorrência é preciso olhar para o mercado e identificar aquelas empresas que, de alguma forma, rivalizam com a sua. É importante lembrar que você terá adversários diretos e indiretos, portanto, precisa conhecer e observar cada um deles para que tenha uma análise completa.
Para isso, identifique as empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você, assim como aquelas que têm um trabalho que se assemelha ao que sua marca oferece. Uma forma interessante de fazer essa observação é se colocar no lugar dos clientes e analisar a partir do seu ponto de vista.
Faça um comparativo de dados
Agora que você já conhece os seus concorrentes, é o momento de fazer uma análise mais completa deles. Identifique quais os pontos fortes e fracos de cada um deles. Aproveite para comparar essas informações com as da sua empresa, pois conseguirá perceber fragilidades e oportunidades de mercado.
Não tenha pressa em concluir essa etapa, pois é um trabalho que demanda certo tempo. Mas, com certeza, trará bons resultados para você. Além disso, crie o hábito de atualizar a sua pesquisa com certa frequência para acompanhar a evolução do seu mercado.
Identifique as estratégias nas redes sociais
As mídias sociais têm assumido um papel cada vez mais importante nas estratégias de comunicação e marketing corporativos. Elas são ferramentas que exigem investimentos menores e conseguem gerar boa taxa de audiência e conversão. Por isso, a internet é uma área que precisa ser observada.
Primeiro, para que você possa entender como seus concorrentes se relacionam com os consumidores e quais estratégias têm adotado. Segundo, para conseguir bons insights de ações que pode adotar na sua empresa e aquelas que não vale a pena usar.
Liste as funcionalidades dos sites dos concorrentes
Por falar em internet, não podemos esquecer dos sites. Eles são ferramentas extremamente importantes para as empresas, pois permitem trabalhar a imagem institucional, atendimento ao consumidor e, ainda, fazer vendas online. Um bom site pode significar um grande diferencial de mercado.
Portanto, conheça, avalie e identifique as principais funcionalidades dos sites concorrentes. Com isso, poderá perceber em quais pontos o seu atendimento online está falhando, o que pode levar seu negócio a perder possíveis clientes, e em quais aspectos consegue se diferenciar dos seus rivais.
Como vimos, a análise da concorrência é essencial para que as empresas possam conhecer o mercado em que estão inseridas e, dessa forma, traçar melhores estratégias para que possam se destacar frente aos seus concorrentes. Aproveite as dicas apresentadas nesse artigo e comece já a fazer essa avaliação no seu negócio.
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