Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Saiba como otimizar a gestão de estoque no supermercado

Gestão de estoque no supermercado
Tópicos da Página

Em geral, os clientes não sabem: mas dá um trabalho manter o controle adequado do estoque em um supermercado.

Diversas etapas e metodologias devem ser empregadas para que os produtos sejam colocados nas prateleiras de forma segura e organizada.

São muitos os pontos que devem ser levados em consideração na hora de controlar o estoque: verificar a validade dos produtos, o tipo de estocagem ideal para cada um, cuidados sanitários durante a manipulação de alimentos e um bom relacionamento com fornecedores são apenas alguns exemplos.

Mas de que forma otimizar tudo e evitar contratempos? Não tema, separamos algumas dicas bem legais para você implementar em seu negócio!

Faça auditorias regulares

Dependendo do porte de seu supermercado, é importante realizar balanços de mercadorias com relativa frequência. Dessa forma, é possível evitar desperdícios e ter sempre em mente a quantidade exata de itens disponíveis para comercialização.

É interessante agendar verificações regulares, em datas fixas, para garantir o correto controle de produtos de maneira mais organizada. É possível, inclusive, dividir os balanços de acordo com a categoria dos produtos. Dessa maneira, fica mais fácil ter o controle total de tudo o que está disponível, sem sobrecarregar a equipe, o que evita a incidência de erros de apuração.

Cuidado com o prazo de validade!

Este é um dos pontos mais importantes no controle de estoque: produtos fora de validade não podem ser comercializados, pois podem trazer prejuízos à saúde das pessoas. Todo o cuidado com os prazos de validade é pouco.

A entrada e saída de perecíveis deve ser rigorosamente controlada. Caso o produto esteja chegando no final de sua validade, separe-o para promoções. Isso faz a sua relação com os clientes melhorar, uma vez que preços melhores podem ser praticados para incentivar o aumento no consumo.

Conheça seus fornecedores

Antes de fechar contrato, é fundamental pesquisar sobre o histórico de seus fornecedores. O correto abastecimento de sua unidade depende disso!

Estipule prazos específicos de entrega com cada um – e cobre que não haja atrasos nas entregas. Assim, fica mais fácil apurar o que entra para realizar uma correta gestão de estoque.

Utilize um bom software de gestão de supermercados

Não tem para onde fugir: informatizar seus processos de gestão de estoque é fundamental para reduzir custos desnecessários, evitar fraudes e otimizar o tempo gasto na apuração de dados.

Imagine receber inúmeros lotes de mercadorias, os quais precisam ser separados e armazenados de acordo com determinadas normas sanitárias. Realizar o controle manual de tudo o que entra e sai não apenas é muito mais trabalhoso, como passível de erros de contagem.

Com a utilização de um software de gestão robusto e completo, é possível reduzir os erros ao mínimo, tornando seu negócio não apenas mais lucrativo, mas também competitivo. Lembre-se de que as principais redes de supermercados no país fazem uso de sistemas integrados de logística.

E você, comerciante, precisa colocar seu supermercado no mundo digital? Estamos aqui para te ajudar.

Precisar VENDER MAIS e organizar seu negócio?

Conheça o Gestão Mais Simples

Sistema de gestão para lojas do Simples Nacional, com emissão  ILIMITADA  de notas fiscais:

Tópicos da Página

Gostando do Artigo? Compartilhe

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ver.

Precisar VENDER MAIS e organizar seu negócio?

Conheça o Gestão Mais Simples

Sistema de gestão para lojas do Simples Nacional, com emissão  ILIMITADA  de notas fiscais: