Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Você sabe como controlar as contas a pagar e receber?

voce-sabe-como-controlar-as-contas-a-pagar-e-receber-aprenda-aqui.jpeg
Tópicos da Página

Como controlar as contas a pagar e receber? Em todo início de mês é a mesma situação: o vencimento das contas aproxima-se, e sempre vem aquele receio de que não entrará dinheiro em seu caixa. Para evitar essa preocupação, a cada quatro semanas, é preciso ter planejamento e contar com um sistema de controle das contas a pagar e receber.

Além de ter mais segurança com o seu negócio, um bom controle do fluxo de caixa permite entender como anda a saúde financeira da sua empresa e onde há gastos desnecessários, que podem ser cortados. Com isso, é possível planejar melhor os seus investimentos e proporcionar um maior desenvolvimento da companhia.

Neste artigo, preparamos algumas dicas sobre como controlar as contas a pagar e receber. Quer aprender como?

Contas pessoais X contas da empresa

A regra de ouro para qualquer empresa é separar as contas pessoais das corporativas. Esse é o primeiro passo para garantir a saúde financeira do seu negócio, porém muitos empresários acabam por não segui-lo e, assim, prejudicam o caixa e o desenvolvimento da empresa.

Tenha sempre em mente que os recursos da empresa devem ser usados sempre para custear e desenvolver o negócio. Ao pagar suas contas com o dinheiro da companhia, acaba faltando recursos para outras áreas. Os seus vencimentos devem ser previstos no pró-labore e nas retiradas baseadas em lucros.

Fluxo de caixa

Contas a pagar e receber estão ligadas ao dinheiro que sai e entra na sua empresa. Portanto, para garantir um bom fluxo de caixa, é necessário fazer uma previsão das despesas e dos recebimentos para organizar todos os seus pagamentos e garantir a boa gestão financeira do negócio.

Para isso, organize em um documento a previsão das suas despesas fixas (contas de luz, água, telefone, aluguel, condomínio, internet, salários, encargos trabalhistas, pró-labores, marketing, etc.). Também, cadastre todos os recebimentos. Assim, você conseguirá organizar os pagamentos conforme vai entrando dinheiro.

Pagamentos atrasados

Contas em atraso podem desequilibrar todo o seu caixa. Afinal, além de ter que pagar uma despesa já prevista, ainda é necessário arcar com multas e juros — o que gera despesas extras e reduz o dinheiro que há em caixa, alterando o seu balanço financeiro.

Para não correr o risco de ter contas em atraso, utilize o seu controle de fluxo de caixa para orientar seus pagamentos. Registre as datas de vencimento e trabalhe para assegurar que tenha os recursos necessários para quitar dentro do prazo.

Software de gestão

Uma forma de facilitar todo o processo de controle de contas a pagar e receber é contar com um software de gestão de empresa. Com esses programas, é possível controlar a rotina empresarial, cadastrar contas e recebimentos e gerar um nível de informação necessária para administrar o seu negócio.

Por se tratar de um sistema online, é mais fácil cruzar informações e reduzir as chances de erros em suas operações. Ou seja, facilita, e muito, o seu trabalho gerencial.

O que você achou deste artigo sobre como controlar as contas a pagar e receber? Então, siga os nossos perfis no Facebook e no Twitter para ter acesso a outros conteúdos relevantes!

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.