Com consumidores muito mais exigentes que antes, ter sucesso com o seu supermercado exige esforço, sabedoria e conhecimento considerável.
Por conta disso, nós preparamos este artigo com dicas imperdíveis para que o seu supermercado cresça e alcance o sucesso desejado.
Boa leitura!
Como alcançar o sucesso?
Para crescer é preciso sempre atrair e fidelizar novos clientes e se adaptar às tendências que mudam muito rápido. As necessidades e interesses dos clientes também variam de maneira acelerada a partir das novas tecnologias que permitem uma maior pesquisa e comparação entre os estabelecimentos.
Existem duas maneiras básicas para ter sucesso com o seu supermercado. A primeira é a partir da conquista de novos clientes e a segunda é com o aumento do consumo de seus clientes atuais. A SISMAIS Tecnologia e Sistemas acredita que existem 7 dicas imprescindíveis para o seu sucesso. Veja!
1 – Amplie a variedade dos seus produtos
Aqui falamos em inovação. Mas como vou inovar em meu supermercado? Um atrativo interessante é oferecer produtos para públicos específicos como, por exemplo, alimentos para pessoas alérgicas, produtos saudáveis ou orgânicos. Isso é um diferencial importante a partir da conscientização maior das pessoas com sua própria saúde.
2 – Conheça o seu cliente
É importante conhecer os hábitos, comportamentos e rotinas dos seus clientes. Isso é possível através de sistemas de automação de supermercados onde, mediante o cadastro da clientela, é possível monitorar os produtos mais consumidos.
A jornada dos clientes e a missão de compra ficam muito mais perceptíveis com isso. A SISMAIS Tecnologia e Sistemas pode te ajudar com isso!
3 – Identifique oportunidades
Estar atento a todas as informações possíveis pode fazer com que as oportunidades apareçam. Se o software de gestão do supermercado, por exemplo, apontar que o fluxo de clientes é menor no horário do almoço, uma boa ideia é oferecer comidas quentes prontas.
4 – Utilize redes sociais
O marketing boca a boca ainda é uma forma interessante de publicidade. E hoje as redes sociais podem ser consideradas como a evolução dessa estratégia. Por isso, crie perfis do seu supermercado nas principais redes sociais do momento. Para conseguir engajamento, ofereça promoções e descontos para que as pessoas sigam a página.
5 – Ofereça soluções completas
Resolva o problema do seu cliente o mais rápido possível. Em supermercados a forma mais tradicional é o agrupamento de produtos semelhantes. Assim, o cliente compra produtos complementares e isso aumenta o faturamento.
6 – Multiformato e multicanal
Ofereça para os seus clientes as mais variadas possibilidades. A tendência de hoje é a da diferenciação. Quanto mais produtos e serviços diferentes o seu supermercado oferecer, maior será a clientela. Além disso, a oferta em multicanais também é interessante como, por exemplo, as vendas online.
7 – Utilize softwares de gestão de supermercados
A principal dica é a utilização da automação de processos do seu supermercado. Além da possibilidade do aumento das vendas, você também vai economizar e ficar por dentro do seu estoque, da quantidade de saídas, entre outras coisas.
Informe os seus dados nesta página, que entraremos em contato com você! Conheça os recursos do nosso sistema e veja como isso pode ajudar na gestão do seu supermercado.