Para gerir um supermercado que gere bom desempenho é importante tomar as decisões corretas para garantir crescimento e a saúde do negócio.
Confira os indicadores mais importantes para analisar em seu supermercado.
A importância dos Indicadores
Usar indicadores ideais é imprescindível para medir os resultados das diversas áreas existentes no supermercado, seja relacionado às vendas, recursos humanos ou finanças.
Assim, é possível planejar sua operação e desenvolver estratégias que garantam bons resultados não somente de forma imediata, mas também a longo prazo.
Confira abaixo 6 indicadores que devem ser constantemente analisados ao gerir supermercados.
1. Indicador de Descontos e Cupons
Confira os indicadores que mostram as facilidades concedidas aos clientes de forma periódica, considerando o momento atual com períodos anteriores, controlando melhor a rentabilidade da loja.
Acompanhar o volume de descontos ofertados nos produtos e cupons usados é importante para controlar seu impacto real nos resultados operacionais, acertando sempre as verbas disponíveis para essa área.
2. Acompanhe a Curva ABC de Vendas
Realizar vendas é um principal objetivo de qualquer empresa. Dentro dessa questão, se faz necessário um acompanhamento de todas as variáveis possíveis relacionadas às suas carteiras de produtos.
A métrica de Curva ABC é importante ser analisada porque mostra quais produtos possuem mais volume de venda e calcula o impacto proporcional deles considerando valores totais em determinados períodos.
Sabendo quais são esses produtos, ficam mais fácil manter uma gestão de estoque saudável e acompanhar como a está a rentabilidade proporcional considerando essa lista.
3. Calcule o Ticket Médio
Essa métrica está atrelada às finanças e vendas. Com ela você identifica o valor médio dos pedidos realizados no supermercado, assim como a média de receita de cada produto.
Com esses números é possível criar estratégias para melhorar as vendas, alcançar mais lucros, agregar valor a determinados produtos, melhorar o ponto de venda, dentre outros.
4. Índice de Lucratividade
Identifica a margem de lucro das suas transações financeiras, possibilitando analisar medidas a serem tomadas para mantê-las ao nível saudável, aumentá-las ou diminuí-las.
Colabora com uma melhor gestão do caixa da empresa, mantendo a saúde do empreendimento através de ajustes, mudanças de preços ou diminuição de custos envolvidos.
5. Índice de Crescimento
É possível considerar os índices de crescimento ao analisar a receita atual, comparada ao ano anterior, calculando de forma proporcional.
Como o objetivo de qualquer negócio é crescer, isso ajuda a acompanhar o desempenho do negócio e é importante na idealização de objetivos e estratégias para impulsionar o crescimento.
6. Retorno sobre seus Investimentos (ROI)
Supermercados realizam investimentos de diversas maneiras e em diferentes áreas. Cada investimento deve oferecer um retorno sobre os valores aplicados para garantir a sustentabilidade do negócio.
Por isso, essa métrica é importante para identificarmos o percentual de retorno já obtido, ou que deve ser acompanhado em diferentes prazos.
Facilite toda sua Operação
É importante que gestores e empresários encontrem soluções tecnológicas que colaborem para acompanhar essas métricas de forma fácil e assertiva, fugindo de erros humanos.
Para isso, conheça a SISMAIS, empresa experiente no mercado de tecnologia e sistemas para supermercados.
Com as soluções oferecidas é possível realizar o controle financeiro, gerir o estoque, realizar a emissão de notas ficais e boletos, tendo um controle sobre o operacional de forma simplificada.