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Descubra por que a segmentação de mercado é a chave do sucesso

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Todo empreendedor que carrega o sonho de comandar um negócio próprio e alcançar o sucesso precisa conhecer profundamente sua empresa e como tudo funciona dentro dela.

Essa é uma premissa básica que ajuda a identificar os maiores nichos de mercado, como alcançá-los e quais são as melhores estratégias a se aplicar para criar um diferencial competitivo com boa produtividade e rentabilidade.

Pensando nisso, criamos este post para apresentar a você, empreendedor, a segmentação de mercado, como ela atua e como pode ajudar a alavancar seu negócio de uma maneira consolidada e abrangente.

Não pare a leitura por aqui e confira dicas imperdíveis de como utilizar esse instrumento estratégico de gestão!

O que é segmentação de mercado?

Com um olhar sempre atento e vigilante sobre as tendências, é fundamental que se pense nas preferências dos consumidores e o que os leva a optar por um produto em vez de outro.

Para definir as ações de abordagem e o público-alvo sem se deter em terreno infértil, surgiu a segmentação de mercado, que nada mais é que uma divisão planejada em grupos e por categorias dos clientes em potencial, levando em consideração seu poder de compra e suas predileções.

Qual a importância da segmentação?

Com a segmentação de mercado é possível enxergar mais longe e vislumbrar em médio e longo prazo o patamar almejado pelo negócio. O processo é delicado e exige que todos se comprometam nas etapas que incluem o cliente e seu interesse pelo tipo de produto oferecido.

Quando se estabelece critérios — estilo de vida, comportamento, personalidade, demografia, geografia e aspecto socioeconômico — para avaliar melhor o cliente e suas decisões de compra, as ações estratégicas de captação tornam-se mais relevantes e factíveis.

Quais os benefícios que a segmentação de mercado traz para as empresas?

Já ouviu a expressão “parar de dar murro em ponta de faca”? Pois é, a maioria das empresas abertas não sobrevive aos primeiros anos, não por ser algo ruim, mas por justamente não segmentar o mercado e perder para uma concorrência estruturada.

Se você não tiver a convicção de que seu negócio está no caminho certo, é provável que o percurso se dê em círculos, sem chegar a lugar algum. A segmentação traz segurança e objetividade ao negócio. Confira alguns pontos positivos!

Vantagem competitiva

Por mais que exista uma gama de produtos disponíveis para escolha livre do cliente, a tendência é que ele opte por quem garantir certas expectativas — melhores preços, prazos de entrega, qualidade de atendimento — e conhecer a fundo suas preferências.

Redução de gastos e riscos

Ao conhecer seu cliente pelas características analisadas — e que impactam o seu negócio — você investirá somente em produtos que realmente tenham boa saída. Isso só é possível porque ao entender as buscas dos consumidores, você descobre a força de venda na sua empresa.

Investimentos em equipamentos, estoques e software de gestão, por exemplo, serão para atender a uma demanda real, com risco menor de perda financeira.

Maior lucratividade com marketing e vendas

Identificado o tipo de consumidor para o seu negócio e os canais que ele utiliza para adquirir produtos similares ao que você comercializa, todas as suas campanhas de marketing e propaganda serão direcionadas de maneira adequada, com possibilidade de aumento significativo das vendas.

Como aplicar a segmentação de mercado?

Para que você execute um procedimento de segmentação realmente relevante, é preciso definir os meios de obter as informações que deseja. Segmentar o mercado, não é apenas sugerir que um determinado consumidor tem interesse em seu negócio.

Seu segmento tem vários públicos. Sendo assim, depois de identificado cada perfil, será necessário a criação de ações personalizadas e individualizadas por segmento, o que dá a você e ao seu time uma maior flexibilidade criativa e uma vantagem sobre a concorrência.

Como você pode perceber, a segmentação de mercado é a chave para o seu sucesso, Portanto, não deixe de colocá-la em prática no seu negócio.

O que você achou deste post sobre segmentação de mercado? Interessante para aplicar em seu negócio? Então deixe um comentário e compartilhe com a gente e com os leitores interessados no assunto, a sua opinião e suas ideias para enriquecer ainda mais o conteúdo!

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