A tendência agora é fazer transmissão ao vivo de tudo o que há de novo em sua empresa e também de temas que interessem o seu público-alvo. Com apenas um smartphone em mãos é possível fazer uma transmissão em tempo real e entrar no ar a qualquer momento. As duas ferramentas que mais estão sendo usadas para esse tipo de transmissão atualmente são o Facebook e o Instagram. Ao fazer uma transmissão ao vivo nestas redes sociais o público que te segue já será informado e poderá participar do tema ou conteúdo que esta compartilhando.
Porém; há modos diferentes de visualização para ambas as redes sociais. O vídeo feito no Instagram só poderá ser assistido por quem estiver online no momento em que publicar o vídeo. No Facebook o vídeo ficará disponível para quem quiser assistir a qualquer momento depois da transmissão.
Esta ferramenta tem beneficiado inúmeras empresas e negócios por poder ter um contato mais pessoal e deixar seu cliente ciente de todas as novidades ou até mesmo sanando as dúvidas. Confira abaixo como se sair bem na transmissão ao vivo!
– Mostrar novidades:
Chegou um produto novo esperado pelos seus clientes? Faça uma rápida transmissão para mostrar suas características principais e responder todas as dúvidas dos seus clientes em relação à novidade ou alguma campanha promocional.
– Mostrar os Bastidores de eventos do seu nicho de mercado:
Estar atualizado sobre as tendências do seu mercado é sempre importante para o seu negócio. Eventos relacionados ao seu produto são uma ótima forma de conhecer e contar as novidades. Por que não mostrar um pouquinho dos bastidores aos seus clientes quando estiver em um evento? Você pode entrevistar alguma personalidade para deixar o público ainda mais aguçado.
– Enquetes:
Vídeos ao vivo são sempre uma ótima oportunidade de interagir com seu público em tempo real. Enquanto eles te assistem, podem fazer comentários e perguntas. Portanto, se surgir um assunto que as pessoas estejam em dúvida, você poderá convidá-los a fazer essas perguntas em um vídeo e assim responder um a um. Isso mostrará sua preocupação com a satisfação do cliente e melhorará a interação entre empresa e consumidor.
– Defina o roteiro e formato:
Mesmo que seja de modo espontâneo, é importante definir algumas coisas antes de começar a transmissão, como o formato e o roteiro. O formato é o modo como o vídeo será executado. É só uma pessoa falando para a câmera? É uma entrevista? As pessoas estarão sentadas ou em pé? Será mais formal ou informal?
O roteiro é o conteúdo. Quais assuntos vou abordar no meu vídeo? Começo me apresentando e dizendo o tema do vídeo? O que eu vou dizer? O que vou perguntar ao meu entrevistado? Em que momento vou ler e responder as perguntas do público?
É importante ter isso bem definido, mesmo que utilize tópicos para te ajudar a não perder o fio da meada no meio da transmissão. E mesmo que as coisas saiam um pouco diferente você terá um norte para seguir.
– Cuide bem do áudio, conexão e imagem:
Para que uma transmissão ao vivo tenha sucesso, é preciso ter uma ótima conexão de internet para o que vídeo não trave. E ter a certeza que não há ruídos no áudio e nitidez na imagem.
Na hora de gravar prefira um local com iluminação adequada e silencioso. Caso não seja possível, utilize microfone ou fone de ouvido para captar melhor o áudio.
– Interaja com os espectadores em tempo real:
É importante deixar reservado um tempo para ler e responder os comentários, fazer os agradecimentos, e dar feedbacks ao espectador. Eles são a principal fonte do seu sucesso na transmissão ao vivo. Quanto mais interação tiver melhor será o retorno!
– Fique atento ao tempo:
Transmissões ao vivo não podem ser muito longas. Tente estabelecer antes um tempo e ser fiel a ele. Ao finalizar o assunto, simplesmente agradeça e despeça. Quanto mais objetivo for, melhor!
– Faça uma divulgação da transmissão ao vivo antes:
Divulgue no Facebook e em outras redes sociais informando o horário e o assunto da sua aparição ao vivo e convide todos a participarem com perguntas e comentários. Inicie a transmissão no horário combinado.
Portanto hoje é possível a empresa estar cada vez mais próxima e ter um relacionamento de maior interação com seu consumidor. Aproveite todas as oportunidades que as redes sociais trouxeram para o mundo digital para interagir com seu consumidor e fazer com que ele fique mais satisfeito e aguardando a hora de obter mais novidades e ter suas dúvidas respondidas.