Uma das maiores preocupações das empresas, atualmente, diz respeito à performance de seus funcionários. Veja nesse post 5 dicas para montar uma equipe de sucesso.
Não é segredo para ninguém que, em um mercado dinâmico e globalizado, o quadro de colaboradores de uma empresa certamente é um importante diferencial competitivo, e que resultados extraordinários só são alcançados por equipes comprometidas e bem gerenciadas.
Veja algumas dicas que vão te ajudar a montar uma equipe de sucesso.
1. Trace o objetivo da equipe
Antes de querer montar uma equipe de sucesso, você precisa saber qual será o objetivo dela. Afinal, a definição de “sucesso” muda conforme as circunstâncias, não é mesmo?
2. Estabeleça o perfil profissional
Seja bem específico a respeito do perfil profissional de cada membro.
Isso está relacionado ao papel que cada um assumirá dentro da equipe. Então, converse com cada um deles, pergunte qual a formação, as experiências de trabalho,
se ele tem conhecimento em outros idiomas e assim por diante. Com isso você conseguirá saber em qual área ele se encaixa melhor, para poder realizar um bom serviço.
3. Estabeleça o perfil pessoal
Imagine que está contratando pessoas para uma equipe financeira, você pode precisar de alguém que vai servir de ponte com os outros setores da empresa.
Essa pessoa precisa ter facilidade para se comunicar e empatia. Não adianta nada contratar um gênio dos números que não tem qualquer habilidade interpessoal. Certo?
Então, faça perguntas pessoais a ele, como a do item anterior. Porém, desta vez, o foco é no perfil pessoal, como nível de organização, se tem atenção a detalhes, facilidade de comunicação, disposição para aprender, proatividade, etc… Estes são apenas exemplos. Você pode incluir outros traços na sua descrição, desde que sejam compatíveis com as exigências do cargo.
4. Defina o papel de cada membro
Você já sabe o objetivo da equipe, já sabe o perfil de cada um; agora é hora de definir quem vai fazer parte dela e qual será a contribuição de cada um para atingir o objetivo coletivo.
5. Mantenha os colaboradores motivados
Manter os funcionários motivados é um desafio da atual gestão de pessoas, que tem se tornado cada vez mais difícil diante de uma geração de trabalhadores que possuem uma rotina cansativa.
Uma equipe animada e engajada afeta positivamente o clima organizacional como um todo, trazendo maior produtividade e melhores resultados para a empresa. Então, procure sempre manter os colaboradores motivados.