No momento atual, em que ainda buscamos nos recuperar de uma das piores crises financeiras da história do país, proprietários de empresas de todos os portes precisam estar atentos à gestão empresarial. Os pequenos e médios empresários requerem uma atenção ainda maior, uma vez que decisões equivocadas podem significar a paralisação de um negócio promissor.
Essa matéria tem o objetivo listar algumas dicas que são essenciais para a gestão empresarial e para a manutenção de seu estabelecimento. Se você é um pequeno ou médio empreendedor, este post é indicado para você. Confira!
1- Monte uma boa equipe
A montagem de uma boa equipe é uma dica essencial para a boa gestão empresarial. Mesmo havendo a necessidade de poucos auxiliares, procure pessoas que você tenha afinidade. Tenha sempre uma postura de liderança. Aja com assertividade e justiça. Não aceite falhas de conduta e sempre dê exemplos motivacionais e inspiradores. Procure manter um bom clima organizacional mesmo nos momentos de maiores dificuldades.
2- Tenha a tecnologia da informação como parceira
Utilize a tecnologia da informação como aliada em suas atividades. Divulgue seu negócio nas redes sociais e lembre-se de manter as suas informações sempre atualizadas. Tenha um cadastro de seus principais clientes. Tente pegar as datas importantes como nascimento e casamento, envie uma mensagem específica nestes dias. Fique próximo dos seus consumidores, mesmo que virtualmente. Isto agrega no seu relacionamento com eles.
3- Controle sua vida financeira
Mantenha um controle rigoroso sobre a sua vida financeira. Não misture a sua vida financeira pessoal com a sua vida financeira empresarial. Separe-as e mantenha-as independentes.
4- Tenha uma boa comunicação
Tanto internamente quanto externamente, tenha uma comunicação direta, clara e abrangente.
Dentro da empresa, faça reuniões de avaliação e de definição de metas. Estabeleça prioridade de ações e de procedimentos. Seja eficiente na divulgação e acompanhe sempre que possível o desempenho de seus colaboradores.
5- Seja um bom gestor
Administre bem a sua empresa, independentemente de seu porte, tentando manter todas as suas obrigações em dia. Relacione-se com seus colaboradores da melhor forma possível. Tenha um envolvimento cordial e próximo com eles.
Dê autonomia, mas acompanhe de perto as atividades de cada membro da equipe.