Para expandir um supermercado é preciso conseguir cada vez mais clientes e o principal: fidelizar eles. Com isso, o fluxo de vendas vai aumentar e o seu negócio vai crescer. Para que você tenha sucesso no seu negócio, a Sismais Tecnologia preparou esse artigo com algumas dicas certeiras para melhorar as vendas no seu supermercado. Confira!
1 – Conheça os seus clientes
O supermercado só existe porque existem clientes. Assim, conhecer os hábitos de consumo do seu público é fundamental para melhorar a experiência de compras deles. Quais são os seus produtos mais vendidos? Qual o volume da compra? Com que frequência os consumidores vão até o supermercado? Esse tipo de informação é fundamental para melhorar o fluxo de vendas.
2 – Tenha um ambiente agradável
A experiência do cliente dentro do seu supermercado é que vai ditar a frequência de retorno e o índice de consumo. O espaço de um supermercado deve ser claro, limpo, organizado e iluminado. As gôndolas, por exemplo, devem chamar a atenção e ser de fácil acesso. Isso estimula a compra.
3 – Ofereça ofertas e brindes
Todo cliente gosta de sentir que está fazendo um bom negócio e gastando menos do que queria ou deveria. Por isso, as ofertas do supermercado são sempre importantes e aumenta o fluxo de vendas não só de um produto, mas de vários outros relacionados. Importante também realizar sorteios de brindes a partir da compra de determinado produto ou então a mediante o gasto de determinado valor.
4 – Coloque produtos mais vendidos longe da porta de entrada
Uma estratégia antiga e ainda muito utilizada em supermercados é colocar produtos como ovos, leite e bebidas o mais longe possível da entrada da loja. Isso faz os clientes circularem mais pelo supermercado e acabem comprando produtos que antes não estavam planejados.
5 – Organize estrategicamente os produtos
Outra ação interessante em supermercados é a organização estratégica dos produtos. Para aumentar o fluxo de venda coloque produtos complementares bem próximos um dos outros. Isso desperta a sensação no cliente de que ele também precisa levar o outro produto porque pode precisar para fazer o prato.
6 – Ofereça benefícios
Qualquer vantagem agregada pode fazer com que o cliente sempre volte ao seu supermercado ou aumente o fluxo de compras. Por isso, para fidelizar clientes é importante oferecer algo diferente para o consumidor. Por exemplo, cartões de fidelidade, cartões de crédito exclusivo do supermercado, entre outras ações podem ser uma boa pedida.
7 – Presença digital
Crie redes sociais do seu supermercado. Divulgue ofertas. Ofereça um número de aplicativo de mensagens para que os clientes tirem dúvidas ou façam pedidos. Utilizar a tecnologia ao seu favor ajuda muito no aumento do fluxo de vendas.
8 – Invista em um software de gestão
A dica mais importante: adquira um sistema de automação para o seu supermercado. Com ele, as tarefas gerenciais ficaram mais fáceis e você poderá conseguir dados importantes sobre os seus clientes. A SISMAIS Tecnologia e Sistemas pode te ajudar com isso! Informe os seus dados aqui que entramos em contato com você! Se preferir, conheça já os recursos que o nosso sistema oferece para você e para o seu supermercado!