Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Lei da Oferta e da Procura: tudo o que você precisa saber

lei-da-oferta-e-da-procura-tudo-o-que-voce-precisa-saber.jpg
Tópicos da Página

A lei da procura e da oferta é uma ocorrência que define o custo das mercadorias. Vamos explicar melhor:

Em suma, no momento em que existe muita oferta, os preços diminuem e quando aumenta a procura por um produto os preços aumentam.

A lei da oferta

A oferta revela o quanto o mercado pode oferecer. Por exemplo, durante a greve dos caminhoneiros, não havia combustível no posto de gasolina. Portanto, a lei da oferta se aplica à quantidade de gasolina que será vendida a um preço específico.

A elasticidade-preço de frutas e vegetais permanece inalterada porque as safras são muito afetadas pelas condições climáticas. Frequentemente, os fabricantes acabam tendo que vender seus produtos a preços mais altos para compensar suas perdas.

Vários são os fatores que determinam a oferta, tais como: capacidade de produção, custos de produção (como mão de obra e materiais), concorrência, disponibilidade de materiais, clima, etc.

A lei da procura

Procura ou demanda, se refere a quantos produtos ou serviços são necessários. A demanda está relacionada à relação entre preço e quantidade demandada.

Ou seja, o número de produtos que as pessoas estão dispostas a comprar a um determinado preço.

De acordo com a lei da procura, se todos os outros fatores permanecem constantes (como os citados na lei da oferta), quanto mais alto for o preço de uma mercadoria, menor será a demanda por essa mercadoria.

Simplificando: quanto mais caro o produto ou serviço, menor é a demanda.

Agora, o que fazer se houver muito mais demanda ou oferta do que o planejado? É o que veremos a seguir, confira:
Excessos de procura e demanda, o que fazer?
O excesso de demanda ou oferta é algo negativo para o mercado, e portanto, é imprescindível que se busque equilíbrio nessas áreas, vamos ver o que pode acontecer no caso do excesso de procura.

Excesso de procura

Vamos supor que uma empresa precifique uma caneca pelo preço de 20 reais, e coloque apenas 40 canecas disponíveis para a venda.

Porém, a procura por essa caneca é mais alta (80 unidades) e aí acontece o excesso de demanda, quando a demanda é maior do que a oferta.

Então, para que se equilibre essa situação, o preço das canecas vai aumentar em razão do excesso.

Com isso, a procura pela canecas consequentemente diminui e a empresa pode baixar o preço novamente, encontrando equilíbrio entre os dois pontos.

Excesso de oferta

Vamos fazer uma outra suposição para o caso do excesso de oferta: Imagine que o mercado tenha encontrado o preço médio para o açúcar por 12 reais, sendo um item de alta procura e de fácil acesso pelo preço baixo.

Caso o mercado aumente o valor do açúcar 3 vezes mais, consequentemente muitas pessoas desistirão de comprar açúcar, e isso faria com que tivesse um excesso de mercadoria.

Com isso, a tendência do mercado é baixar o preço, para se encontrar o equilíbrio.

Aliás, não podemos esquecer que pode vir a acontecer também o excesso de mercadoria, que é quando a mercadoria está parada no estoque, não está sendo vendida. Nesse caso, seu preço também tende a diminuir.

Por fim, agora que você sabe o que é a Lei da oferta e da procura e já entendeu os impactos que elas podem causar no seu negócio, te convido a visitar o nosso site e conhecer os recursos do nosso sistema e para sanar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco.

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.